Senado - Sarney o espelho da impunidade

julho 02, 2009 ·

Permanência de Sarney no Senado já é dada como certa


Avaliação é de que senador está consolidado na presidência da Casa com o apoio político de Lula e do PT

BRASÍLIA - O encontro do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não aconteceu, mas no Congresso Nacional já dão como certa a permanência do peemedebista no cargo.A avaliação é de que Sarney está praticamente consolidado na presidência da Casa com o apoio político de Lula e do PT e, ao mesmo tempo,para dar uma satisfação à opinião pública, o peemedebista adotará medidas administrativas moralizadoras em resposta às denúncias de irregularidades…………………

………Com o interesse do governo na aliança eleitoral para 2010 e com a necessidade de ter o PMDB como parceiro na condução dos trabalhos no Senado, o PT considera a posição da bancada pelo afastamento de Sarney apenas uma recomendação não atendida e insiste em propostas para mudanças administrativas no Senado……………….


Cristovam Buarque critica interferência de Lula na definição sobre futuro de Sarney

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) subiu o tom das críticas ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e questionou a interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na definição do futuro político do peemedebista. Cristovam disse que recorrer a Lula representa a desmoralização do Congresso e incentiva a volta do mensalão.

Cristovam afirmou que a ligação de Lula com Sarney coloca em risco a credibilidade do Parlamento e indica uma interferência direta. "Essa Casa não pode ficar calada vendo um poder interferindo em outro. No Congresso, ele [presidente Lula] não tem direito de colocar seu dedo. A última vez que fez, foi no mensalão. Será que vai surgir de novo o mensalão para aqueles senadores que pediram o afastamento de Sarney?", questionou.

O pedetista disse que o presidente Lula se aproveita da alta popularidade para tratar o Congresso como um "ministério" e levar a população a considerá-lo "irrelevante". "Quero deixar aqui a frustração que tenho. A desmoralização chegou a tal ponto que vai além dos atos secretos. Há a desmoralização do poder fundamental da República que é o Congresso. A história vai nos julgar. Não podemos ver o Senado ser tratado como subsidiaria do Executivo. Não podemos permitir mais interferência, já temos as medidas provisórias e a pressão de um presidente carismático, com mais de 80% de popularidade que vem levando o Congresso a ser considerado irrelevante, desprezado pela opinião publica", afirmou.

Cristovam mostrou ressentimento com Lula ao lembrar que foi demitido pelo presidente por telefone quando fazia parte de sua equipe como ministro da Educação. "Demitir ministro por telefone é um direto dele, mas ele não tem direito de manter um presidente do Senado por telefone ou destituir por telefone. É isso que a gente vê por esses dias. Portanto, faço um apelo para que o presidente do Senado defenda a Casa e não deixe que o presidente nos trate como ministério, sendo capazes de ser demitido ou sustentado por telefone", afirmou.

O discurso do pedetista foi criticado pelo primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), que alfinetou o colega lembrando que foi bastante próximo ao Palácio do Planalto recentemente, chegando a retirar a assinatura para tentar evitar a instalação da CPI da Petrobras.

"Você não tem o direito de fazer este apelo. Não subestime seus companheiros pecadores. É muito interessante essa história de assinar hora extra e dizer que não viu e jogar a culpa no colegiado. A missão aqui pela crise é de 81 senadores, nem mais nem menos. Vamos colocar nosso mea culpa e encontrar uma solução para os fatos. Vossa excelência retirou assinatura da CPI da Petrobras e ninguém disse que foi pressionado pelo Palácio."
(Da Folha Online)

AQUI VOU EU

Tenho a maior admiração pelo presidente LULA, mas tentar manter Sarney na presidência do senado é no mínimo irresponsabilidade, Sarney feriu todos os preceitos regimentais, atos secretos, nepotismo, fisiologismo e ainda com a cara de pau para dizer que sua história politica é admirável, convenhamos, Lula não traía seu povo.

Fabio de Oliveira


0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ