Quixadá perderá grande parte da frota de mototaxistas da cidade

julho 12, 2009 ·


Com a aprovação do senado na última quarta-feira da regulamentação do transporte de mototaxi e motoboy, grande parte dos motoqueiros de Quixadá que realizam o transporte de passageiros, não conseguirão permissão regulamentar para exercer a profissão.

As novas exigências que entraram em vigor após sanção do presidente Lula, permitirá mais rigor na fiscalização do transporte de pessoas que utilizam o serviço de mototaxi.

Para exercer a profissão, o motoboy, mototaxista ou motovigia terá que ser maior de 21 anos e condutor de motocicleta há dois anos, além de possuir habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Do motovigia serão exigidos atestado de residência e certidões negativas de varas criminais.

Eles deverão trabalhar vestindo colete dotado de refletores e, no caso do motofrete, será necessária a autorização do órgão de trânsito para circular e a instalação de equipamentos de segurança, a serem inspecionados semestralmente, além de identificação especial. Será proibido o transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos e de galões, com exceção do gás de cozinha e de água mineral, desde que com o auxílio de sidecar.

Espera-se que, agora, o Contran e os poderes estaduais e municipais cuidem de regulamentar os aspectos relacionados à segurança de condutores e passageiros de mototáxis.

Quixadá possui cerca de 600 mototaxistas na cidade, boa parte dos profissionais estão na atividade por falta de oportunidade de trabalho, muitos deles não possuem nem mesmo habilitação, boa parte da frota de motos usadas no serviço estão sem regularização, IPVA, seguro e emplacamentos atrasados. Quando acontece uma blits das policias rodoviárias, simplesmente quase não se vê os mototaxistas, tiram os coletes e guardam seus veículos.

Fabio de Oliveira

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ