Quixadá - Comércio fechará lojas em protesto

julho 01, 2009 ·

Quixadá. Indignados com o número de crimes nos últimos meses, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Quixadá (ACIQ), a Associação dos Mercadinhos de Quixadá (AMEQ), Rotary, Maçonaria e entidades religiosas promovem, hoje, uma passeata por segurança. A população se sente indefesa diante da violência e da falta de estrutura dos órgãos de segurança pública.

Segundo os organizadores, que optaram pelo anonimato com receio de represálias, o comércio vai fechar as portas durante a mobilização. Foi a forma encontrada para protestarem conta a insegurança no maior pólo urbano da região. Estão insatisfeitos com o tratamento que o Governo do Estado tem dado ao município e querem a imediata implantação do Ronda do Quarteirão.

O movimento ocorre um mês após a Caminhada da Paz promovida pelas paróquias de Quixadá. Naquele dia, milhares de estudantes ouviram relatos de familiares de vítimas da violência e críticas de lideranças políticas à falta de segurança. Mas nenhuma providência foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Naquela ocasião os comerciantes não aderiram ao ato público.

Estado de medo

Por conta da violência e das incertezas, uma onda de boatos está deixando a população apreensiva e confusa. Passou a circular a notícia de que os motociclistas seriam proibidos de utilizar capacete ao trafegarem pela cidade. O objetivo seria inibir a ação dos assaltantes, já que os criminosos usam o equipamento para evitar a identificação e motos para facilitar a fuga

Por meio de nota, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) desmentiu a medida. A Prefeitura não sabe de onde partiu a falsa norma. Também não foi informada quando o Ronda do Quarteirão chegará em Quixadá. O portal do Governo do Estado divulga a implantação do programa este ano, mas não define data.

Na opinião do inspetor da Delegacia Regional de Polícia Civil e vereador Cláudio Nogueira, a situação vivida em Quixadá não é diferente de outras cidades de médio porte do Ceará. Estão sendo afetadas pelo êxodo dos criminosos para o Interior, em razão da implantação do Ronda do Quarteirão na Capital e Região Metropolitana. Enquanto os efetivos e as estruturas das polícias Civil e Militar não forem reforçados, o problema deve continuar.

Com as próprias mãos

Revoltada, a população começa a reagir por conta própria. Na última sexta-feira, por pouco um ex-presidiário não foi linchado no meio da rua. Ele foi perseguido e derrubado por um motociclista após furtar a bolsa de uma mulher. Um menor foi agarrado quando fugia com o dinheiro de uma panificadora. Mas o comerciante Jurandir de Oliveira Lima, 65 anos, não teve a mesma sorte. Foi assassinado dentro da sua mercearia no domingo.
Mais informações:

Quixadá Clama por Segurança
Horário: 8 horas
Local: Praça José de Barros, Centro
Quixadá-CE
Foto: Alex Pimentel
Diário do Nordeste

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ