Ponto de Cultura em Quixeramobim

julho 25, 2009 ·

ONG Iphanaq foi uma das selecionadas como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Fortaleza. O Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (ONG Iphanaq) lança hoje, às 9h, no Liceu da cidade, o Projeto Patrimônio Vivo, considerado um dos Pontos de Cultura selecionados em 2009 no Ceará pela Secult. O técnico da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Franzé Silva, estará presente abordando o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Plano Nacional de Cultura”. O presidente do Iphanaq e também coordenador do Projeto, historiador Francisco Neto Camorim, apresenta ações da entidade e fala sobre “A cultura como processo educativo”.

Na ocasião, serão exibidas imagens de ações como as do Cineclube Cinemavida, que exibe filmes na sede e zona urbana realizando debates sobre o cotidiano das comunidades. Também foram convidados para o lançamento a Prefeitura da cidade de Quixeramobim e a 4ª

Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que atualmente realiza ações em Quixeramobim. O lançamento se encerra com exibição de curtas para os presentes.

Além da Secult, os recursos do Projeto “Patrimônio Vivo” são financiados pelo Governo Federal. A ONG Iphanaq foi selecionada em edital público após apresentar projeto por escrito. O Projeto Patrimônio Vivo trabalhará com oficinas divididas em módulos: Educação Patrimonial, Gestão da Cultura, Arquivo e Documentação, Fotografia e Vídeo, além das orientações específicas em software livre, conforme orientação do Ponto de Cultura a todos os projetos. Os módulos serão desenvolvidos em oficinas que se realizam aos finais de semana, nos dois turnos de sábado e nas manhãs de domingo, no Liceu do município. Nos dias 8 e 9 será realizada a primeira das quatro oficinas de Educação Patrimonial, referentes ao primeiro módulo.

Participantes

Após divulgação no município, uma comissão do Iphanaq selecionou os 30 participantes para o primeiro ano de oficinas, incluindo integrantes da zona rural e da periferia da cidade. Os primeiros selecionados participam do primeiro ano do Projeto, que tem duração de três anos e passa por nova seleção ao fim de cada ano. As oficinas ocorrem no Liceu, que apóia o Projeto por meio da Direção e de funcionários da escola. Além do pagamento aos oficineiros, o Projeto prevê a compra de materiais como os de vídeo e fotografia, utilizados nas oficinas e de uso e responsabilidade do Iphanaq. Foi realizada uma reunião de planejamento para o Projeto, na Biblioteca Pública no final de junho. Os recursos já foram depositados em conta específica. A Coordenação Geral é do historiador Neto Camorim e a Coordenação Técnica de Weynes Matos. Entre os 100 projetos selecionados no Ceará, sendo 80 no Interior, também foi selecionado, em Quixeramobim, o Projeto da Banda de Lata do Assentamento Recreio, que trabalha com crianças e adolescentes.

Diário do Nordeste

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ