Metrô de Sobral: licitação será neste mês

julho 07, 2009 ·

O edital de licitação deverá ser publicado dno próximo dia 14 e a entrega das propostas à Central de Licitações está marcada para o dia 24.


O Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura, vai implantação o Metrô de Sobral. O edital de licitação deverá ser publicado dno próximo dia 14 e a entrega das propostas à Central de Licitações está marcada para o dia 24. O projeto tem um investimento previsto de R$ 54 milhões. O Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos, cada um, por dois carros.

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.

Para a efetivação do projeto do Metrô de Sobral, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesorro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza). Após a licitação, o prazo para a conclusão do Metrô de Sobral será de 12 meses.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane.lima.vivi@gmail.com / 3101.7183 ou 8868.1817)

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ