Esquenta briga pela presidência do PT

julho 27, 2009 ·


A disputa em torno da presidência do PT regional tem muito mais do que o habitual significado da democracia interna que caracteriza o partido. A médio prazo, apresenta potencial de fortes desdobramentos sobre a corrida eleitoral de 2010. Caberá ao próximo dirigente conduzir boa parte das conversas que formarão o possível palanque do governador Cid Gomes à reeleição. Pelo andar da carruagem, caberá, por baixo, ao partido, a indicação de um nome a vice.

Consequentemente, quem estiver na cadeira será o importante interlocutor para a formação de um eventual segundo governo, a partir de 2011. A força também poderá apontar um dos nomes que concorrerão ao Senado. Em nível presidencial, o próximo presidente petista será o anfitrião oficial no Ceará da corrida pela sucessão do presidente Lula na coalizão palaciana. É a partir de questões de fundo como essas que devem ser vistas a tentativa de Ilário Marques em se manter no cargo, por um lado, e o esforço para substituí-lo, por outro.

CIDISTAS E NÃO CIDISTAS

Além das questões mais objetivas, citadas acima, há algumas sutilezas na briga pela direção da legenda. Por exemplo: distanciados politicamente, o vice-governador Francisco Pinheiro e a prefeita Luizianne Lins seguirão por caminhos opostos. Pinheiro é, inclusive, uma das opções para tentar barrar a reeleição de Ilário. Já o grupo da prefeita deverá repetir o que fez em 2007 e fazer força pelo atual presidente.

Sabe-se que o vice-governador circula fortemente como opção de petistas ligados ao Palácio Iracema, enquanto o ex-prefeito de Quixadá adota posições críticas ao governo Cid. Ou seja, daqui até novembro teremos uma batalha entre cidistas e não cidistas. O governador, claro, tem motivos para ser simpático à ideia de seu vice no comando do PT. Seria uma enxaqueca a menos. Já Luizianne tem interesse em ter na presidência do partido alguém que no mínimo exerça autonomia partidária.
O Povo

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ