Cid Gomes, por essa ele não esperava!

julho 05, 2009 ·

Matéria da repórter Mariana Toniatti no O POVO

” Era para ser só mais um compromisso de agenda. Antes das 10 horas, o governador Cid Gomes chegou ao campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi, para inaugurar a biblioteca reformada. Ao chegar encontrou uma multidão de estudantes. Lá dentro, se viu encurralado. Os alunos fecharam as duas saídas. A lista de reclamações é extensa. Da demora na reforma do Restaurante Universitário (RU) à falta de professores. “Essa biblioteca levou anos pra ficar pronta. Muitas vezes fui estudar na Universidade Federal do Ceará (UFC). Aí eles abrem, mas o acervo é o mesmo de sempre”, diz a estudante de História, Luana Peixoto.

Depois de muita confusão, o jeito foi o governador enfrentar um auditório lotado de universitários insatisfeitos e depois almoçar no bandejão do Restaurante Universitário (RU). Antes de começar a falar, Cid saiu para fumar e o tumulto recomeçou. “Estou em paz com minha consciência”, disse no início da fala.

Defendendo-se dos gritos de guerra que debochavam do projeto milionário do Aquário, o governador citou a cidade de Bilbao, na Espanha, valorizada depois da construção do museu Guggenheim. Depois, avisou: “O Centro de Feiras e Eventos - e aí, podem reclamar -, vai custar R$ 297 milhões. Respeito a opinião de quem é contrário, mas vou correr o risco do julgamento”. E dá-lhe vaia.

Mais de uma vez, Cid precisou gritar no microfone, suou em bicas e pediu água. O governador respondeu às reivindicações. Primeiro, os livros da biblioteca. “Repassamos R$ 450 mil para a universidade”. O reitor Assis Araripe avisou que a compra “está em licitação”. A reforma do RU fica pronta em outubro.

O hospital veterinário está em construção. O ginásio poliesportivo, de acordo com Cid, começa em 2010. O governador se comprometeu a dar dois ônibus para a Uece. Alguns estudantes insistiram na ajuda de custo, mas aí já era pedir demais. Na saída, Cid disse que “foi um dia agradável”. “É bom ter a oportunidade de informar o que está sendo feito “.

BASTIDORES

> Não faltou piadinha durante o almoço do governador no bandejão:”Pô, tiraram todos os gatos daqui pra ele não ver!” Minutos depois, um estudante foi buscar um gato e colocou o bicho em cima de uma das mesas.

> “Governador, vamos rachar uma coca?”.
> “Não pega a bisteca não, pelo amor de Deus! Só corta com faca de diamante!”.
> ”Olha quanta carne. Quando o governador não vem, acaba a carne e eles colocam ovo no lugar”.
> Menu do dia no Restaurante Universitário(RU): arroz, feijão, repolho, bisteca, linguiça, isca de carne e batata palha.
> Cid Gomes vai deixando o RU, alguém grita lá do fundo: “Vai no banheiro governador!” Cid não responde nada.

AQUI VOU EU

E o que dizer na nossa FECLESC de Quixadá, a realidade da referida faculdade do Sertão Central só não é pior graças ao heroísmo de alguns professores e académicos que lutam bravamente para que a primeira instituição de ensino superior de Quixadá, não mergulhe no caos total. Governador, Quixadá te espera...

Fabio de Oliveira

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ