Uniforça: parceria como estratégia de sucesso - também em Quixadá

junho 06, 2009 ·

Compras conjuntas, parceria nos treinamentos e troca de experiência ajudam a enfrentar a concorrência dos grandes

Não é por acaso que a sabedoria popular apregoa que ´a união faz a força´. A expressão, tantas vezes verbalizada irrefletidamente no cotidiano, foi incorporada com sucesso como estratégia de sustentabilidade por dezenas de supermercados e mercadinhos localizados nos bairros de Fortaleza e no interior do Estado. Cada vez mais o valor dos pequenos se consolida por meio da prática do associativismo. Compras conjuntas, parceria nos treinamentos, prestação de serviço para a comunidade e troca de experiência são algumas ações que ampliam a competitividade e ajudam a enfrentar a concorrência das grandes redes varejistas.

Dados da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) indicam que existem na Capital cerca de 400 mercadinhos distribuídos por diversos bairros, principalmente na periferia. Para se manterem competitivos, muitos se unem por meio de centrais de compras e negócios. Segundo a Acesu, 23 centrais de negócios estão atuando e duas passam por processo de estruturação. Cada uma reúne até 30 comércios.

Exemplo de sucesso nesse campo, a Uniforça completa 15 anos no Ceará, agregando 20 lojas de varejo, 18 associados e gerando mais de mil empregos. ´Quando começamos, em 1994, éramos apenas um grupo de oito amigos supermercadistas e atacadistas. Hoje estamos presentes em 15 bairros de Fortaleza e Região Metropolitana, além de Quixadá, no interior do Estado´, festeja o presidente da Uniforça, José Joacy Fonseca, mais conhecido como Zezão, nome que deu ao seu negócio, hoje com duas lojas nos bairros de Cristo Redentor e Carlito Pamplona.´

A primeira loja Zezão já tem 27 anos. Antes de fazer parte da Uniforça eu possuía uma loja e empregava 20 pessoas. Com a força da nossa associação tenho 214 funcionários. Esse crescimento só foi possível porque hoje compramos em parceria. O volume de pedidos aumentou e passamos a barganhar melhores preços para vender mais barato aos clientes. Por conta do trabalho da Uniforça hoje nossos associados são respeitados por todos´, salienta o empresário.

No rol dos serviços disponibilizados pela rede estão entrega em domicilio e banco 24 horas. A Uniforça possui sala de treinamento para funcionários e pretende criar um setor de contabilidade para oferecer mais serviços aos associados. ´Também pretendemos ampliar o número de empresas filiadas para ganhar mais força´.

Diário do Nordeste

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ