Ilário Marques estaria inelegível, diz estatuto

junho 11, 2009 ·

Resolução do partido pode abrir espaço para novas candidaturas às presidências do PT do Estado e da Capital

Reviravolta no processo de sucessão no Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará. Os presidentes estadual, Ilário Marques, e municipal de Fortaleza, Raimundo Ângelo, do Partido dos Trabalhadores poderão não concorrer a reeleição no Processo de Eleição de Direta (PED) de 2009, a ser realizado em novembro próximo em todo o País.

Tal decisão se deu com a publicação da alteração do artigo 25 do Regulamento do PED 2009, pela direção nacional da agremiação, na última segunda-feira, a qual foi tornado pública na página eletrônica da legenda, quarta passada.

O referido dispositivo, que altera o aspecto referente a inelegibilidade diz, em seu parágrafo 1º, que ´será inelegível para cargos em comissões executivas, inclusive o de Presidente, em qualquer nível, os (as) filiados (as) que tenham sido membros de uma mesma comissão executiva por 3 (três) mandatos consecutivos, seja ocupando um cargo específico ou a função de vogal´. O ponto citado remete diretamente a Ilário Marques, que, fez parte das três últimas executivas estaduais do PT-Ceará, sendo 2º vice-presidente de 2006 a 2007 e, atualmente, é presidente.

Procurado pela reportagem do Diário do Nordeste, Ilário Marques informou que ainda não leu a nova resolução do diretório nacional, mas diz que não fez parte da Executiva Estadual por três mandatos consecutivos.
O secretário de Finanças, Reudson Souza, confirma que Ilário foi para a Executiva, em 2005, quando Sônia Braga substituiu José Airton Cirilo. Ele explicou que cabe agora o Diretório Nacional ratificar ou modificar a resolução, no próximo dia 19, em São Paulo.

Já o dispositivo seguinte, no parágrafo 2º, diz que ´filiados que tenham ocupado o mesmo cargo por dois (2) mandatos consecutivos não podem participar de um 3º mandato em qualquer cargo. Este se adequa a situação de Raimundo Ângelo, presidente do diretório do PT de Fortaleza.

Ele assumiu o cargo no início de 2007, no lugar de Francisco Pinheiro, que foi eleito vice-governador do Estado.

Outro agravante é que o parágrafo 4ºaborda que ´será considerado como exercício do mandato independente do tempo de permanência do filiado no cargo da Comissão Executiva´.

NOVO CENÁRIO

Petistas pegos de surpresa com a nova determinaçãoO deputado estadual Nelson Martins e vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio foram pegos de surpresa com a nova determinação nacional acerca do Processo de Eleição Direta (PED) da legenda. Ambos cogitaram a possibilidade de recorrer da decisão, porém já conjecturam a nova cara do PED, a se realizar em novembro próximo. Nelson voltou a defender um nome consensual, enquanto Guilherme quer a indicação de candidatos das mesmas correntes de Ilário Marques e Raimundo Angelo.

Líder do Governo do Estado na Assembléia, Nelson Martins informou que ganha força dentro do PT a idéia de um candidato consensual para adireção petista a fim de evitar os resquícios que as disputas internas acirradas sempre deixam.

Antes da decisão do diretório de vetar candidatura de filiados já com três mandatos nas executivas, a proposta vinha sendo discutida entre correntes internas do PT, mas o fato de Ilário está impedido facilita o entendimento. Nelson aponta para uma possível mudança no cenário de candidatos petistas em 2010 com as novas direções indicadas.

Recurso

O deputado disse também que como a decisão foi da Executiva, poderá haver recurso para o Diretório Nacional, que é a instância máxima.

Guilherme Sampaio, por seu turno, recebeu a notícia com surpresa, mas disse que pretende conversar com o grupo para saber da possibilidade de recorrer da decisão.

Ele informou que, mesmo que Ilário e Ângelo não sejam postulantes, o importante é o grupo indicar dois candidatos da mesma linha política dos atuais dirigentes.
Diário de Nordeste

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ