Quixadá - Polícia Militar reativa prevenção às drogas

junho 26, 2009 ·

Policiais militares firmam parceria com escolas de Quixadá para promover a prevenção ao uso de drogas

Quixadá. Palestras na sala de aula e rondas nas escolas. Após cinco anos de paralisação, o 11º Batalhão Provisório de Quixadá está reativando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o monitoramento junto aos estabelecimentos de ensino desta cidade do Sertão Central. Além do trabalho com alunos na faixa etária dos 9 aos 12 anos, patrulhas especializadas estarão circulando pelos centros educacionais por meio do PM & Escola, outra ação preventiva promovida pela Polícia Militar.

Segundo o comandante da corporação, tenente coronel Rômulo Tavares, as iniciativas visam estimular a sensibilidade infantil para os riscos que as drogas causam e inibir a ação dos criminosos. O consumo de crack está acentuado e não há como combatê-lo sem o apoio da sociedade. As implantações fazem parte de um extenso projeto de combate ao crime no maior centro urbano da região. Enquanto muitos se limitam a lamentar e criticar a situação, a secretária municipal de Educação, professora Lígia Saraiva, busca parceiros sociais para a implantação do “Unidos Pela Cidadania”. A iniciativa pretende complementar as ações preventivas da PM disponibilizando os espaços escolares de toda a cidade para as comunidades nos fins de semana.

Essa também é a filosofia de um grupo de jovens de Boa Viagem. Anderson Lima, Raphael Melo, Charles Jales, Dim Soares e Naldo Sousa visitam as escolas da cidade debatendo e alertando crianças e adolescentes sobre os perigos causados pelo vício. Eles utilizam o talento musical para combater as drogas. Os encontros são encerrados com shows da Banda Slave, composta pelo quinteto. A cada apresentação, a banda gospel conquista um número cada vez maior de fãs e liberta outros do vício.

O projeto, denominado Orientação de Jovens e Adolescentes (Operação OJA), será concluído na manhã de hoje, Dia Internacional de Combate às Drogas. Após uma passeata pelas ruas da cidade, haverá ato show com a Banda Slave, na Praça Antônio Queiroz. Na oportunidade, eles entregarão às autoridades pesquisas realizadas nas escolas. Os levantamentos demonstram a realidade do problema por meio da ótica dos próprios jovens.

Mais informações:

Polícia Militar de Quixadá
(88) 3445.1042Banda SlaveBoa Viagem(88) 3427.1845

Aléx Pimentel
Colaborador

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ