Quixadá - Futebol de botão conquista cearenses

junho 22, 2009 ·

Praticamente todo garoto é fissurado em futebol e a maioria sonha em ser craque. Quando falta o talento, o jeito é apelar para os vídeo-games da vida, mas tem gente que ainda prefere um joguinho à moda antiga.

Tradição e romantismo misturados, representados em objetos bem pequenos. Juntos, eles cabem dentro de uma caixinha. Os pequenos recebem tratamento especial. Eles são as estrelas, mas sem se esquecer que quem manda são os botonistas. “Quem manda é o botonista. O botão é como a raquete no tênis”, afirma o botonista Adail Colares.

Esse é o futebol de mesa que vem, pouco a pouco, se transformando em esporte de competição, tanto que os cearenses trouxeram duas medalhas do Campeonato Brasileiro, disputado no Rio de Janeiro. Não parece haver limite para os apaixonados pelo esporte.

Tem as emoções de Espanha e Crato; em outra mesa, um clássico do futebol mundial: Ceará e Manchester United; e o grande confronto entre Flamengo e Quixadá; jogos imperdíveis.

É possível ainda ver um encontro de gerações. Luís Carlos, medalhista no Campeonato Brasileiro, formou um super time do Ceará. “Aluísio Linhares, goleiro; João Carlos; Dimas; Lula e Carlindo. No meio-campo tem Edimar; Zé Eduardo; e Luís Carlos, eu. Na frente Sérgio Alves e Tiquinho”, escala o botonista Luís Carlos.

O super time do Ceará, às vezes, esbarra em um forte oponente, literalmente, bem familiar. É Mateus Aguiar, filho de Luís Carlos, como ele diz, uma cobra. “A gente diz que tá criando uma cobra. Aqui não tem essa. O filho já está ganhando”, comenta Luís. “Eu e ele é muito disputado”, garante Mateus Aguiar, de 14 anos, filho de Luís Carlos.

Paixão pelo futebol de mesa que veio de pai para filho, a qual nem o emprego atrapalha. Rafael Moreira, representante, chegou do trabalho ainda de roupa formal e de bolsa, mas em pouco tempo, ele se transforma no botonista Rafael. “A gente chega aqui pra jogar, relaxa. Se tá estressado, venha jogar botão. É muito bom”, declara Rafael.

Não é difícil entender por que o esporte apaixona os mais velhos e os mais novos, aproxima pai e filho, traz os sonhos à tona e promove duelos inesquecíveis.


TV Verdes Mares

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ