QUIXADÁ - CEARÁ - PRÁTICAS AMBIENTAIS

junho 03, 2009 ·

Dia 5 de junho. Dia de começar ou retomar boas práticas ambientais. Com esse espírito, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está relançando o processo de coleta seletiva de lixo que existe na empresa, desde 2004. A solenidade será realizada na sede da empresa. De 2004 até 2008, foram separados, nas dependências da Companhia, em Fortaleza, 74,6 mil quilos de material reciclável. Isso representa uma média de 3.109 quilos coletados por mês. O material foi doado à entidade beneficente Casa do Menino Jesus. O valor arrecadado pela entidade beneficiada, ao longo de 2008, foi de R$ 14.261,50.

Em Fortaleza, seis unidades da empresa já estão envolvidas com o processo. Outros três municípios já aderiram à campanha: Quixadá, Juazeiro do Norte e Crateús. Somente em Fortaleza, em quatro anos, foram arrecadados 8.532 quilos de papel, 1.682 quilos de plástico, 285 quilos de vidro e 26.803 quilos de metal. Em Juazeiro, 6.137 quilos foram doados nos últimos seis meses. A ação de separação do material reciclável integra a política ambiental da Cagece.

A responsabilidade sócio-ambiental faz parte da missão da Companhia que é "contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida, prestando serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, atuando de forma auto-sustentável, com responsabilidade social e ambiental". Dentro desse contexto, a idéia do projeto de coleta seletiva é promover o engajamento dos colaboradores na preservação ambiental, através da separação dos componentes que podem ser reciclados.


“O governador Cid Gomes (PSB) vai assinar, na próxima sexta-feira, um decreto dos mais importantes e que integra as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. O decreto determinará a implantação do processo de coleta seletiva do papel utilizado nos órgãos públicos da administração direta e indireta do Estado. Também definirá a Superintendência do Meio Ambiente do Estado (Semace) como posto oficial de coleta de pilhas e baterias.

O decreto ainda proibirá, na área pública estadual, o uso de copos descartáveis e sacolas plásticas. Resumindo: instituirá na gestão estadual, na prática, a filosofia da reciclagem de lixo.


(Coluna Vertical - O POVO)


0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ