Petrobrás contrata assistência técnica para produção de biodiesel para usina de Quixadá

junho 29, 2009 ·

Parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e a Petrobrás para o cultivo do girassol, principal matéria prima do biodiesel, vai garantir a continuidade da política de biocombustível desenvolvida há dois meses no Estado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

O acordo será celebrado durante seminário que acontece nos dias 7 e 8 de julho, em Natal-RN, e objetiva a prestação de Assistência Técnica e Capacitação (ASTEC) aos agricultores familiares da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que aderirem ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PPNPB) para o abastecimento da Usina de Biodiesel de Quixadá, no Estado do Ceará.

Participam do evento que ocorrerá no auditório do Praiamar Natal Hotel & Convention, a governadora do Rio Grande do Norte, Vilma Farias, o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Soldateli Rosseto, os presidentes das três Emateres nordestinas, entre eles o presidente da Emater-Paraíba, Hermano Araújo, acompanhado de uma comitiva formada por diretores, assessores e técnicos responsáveis pelo programa no Estado, dentre outras autoridades.Tão logo surgiu a oportunidade de a Paraíba integrar o programa de biodiesel da Petrobrás, 27 técnicos, sendo 25 da Emater e dois da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB) foram treinados e estão atuando como multiplicadores de ações para a implantação da cultura do girassol em 56 municípios paraibanos. Até agora são 68 hectares plantados, muitos deles consorciados com milho e feijão.

De acordo com o gerente técnico do programa do biodiesel na Emater, engenheiro agrônomo Roberto Morais Cavalcante, o investimento previsto só para assistência técnica neste primeiro ano é de R$ l, 5 milhão. Ele adiantou que o programa já atingiu em torno de 40% de sua meta para este ano, que é atender diretamente cinco mil agricultores familiares, numa área de 10 mil hectares, em 101 municípios.

O sucesso do cultivo do girassol na Paraíba, segundo Roberto, deve-se ao seu aproveitamento em várias atividades como reciclagem do solo, produção de forragem para animais, fitoterapia, pasto apícola, entre outros benefícios para o desenvolvimento da cultura. “Alguns percalços residem no início tardio do plantio, excesso de chuva e falta de tradição do cultivo de girassol”, afirmou.

Entre os parceiros do PPNPB, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estão a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Paraíba (Fetag), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Petrobrás, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

Fonte: http://www.paraiba.com.br/

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ