Escola em tempo integral, promessas que os governos não conseguem cumprir

junho 21, 2009 ·

Quem acompanha a luta do senador Cristovam Buarque por uma educação de qualidade para todos, sabe dos desafios que a educação brasileira tem travado ao longo dos anos, o modelo de ensino no Brasil está ultrapassado e não atende de maneira linear a todos os grupos sociais desse imenso país, em Quixadá isso também não é diferente, dois projetos pilotos na cidade garantem para os alunos melhor adequação de estrutura no ensino aprendizado.

A escola Padre Vicente, sede do Distrito Educacional do Campo Velho e a Escola de Dom Maurício, em parcerias com o Banco do Brasil e AABB comunidade que mantém estudantes mais tempo nas unidades de ensino, eles recebem a instrução de oito professores em atividades complementares, que englobam aulas de informática, esportes, danças, teatro e música. Paradoxalmente, muitas escolas do município não contam nem mesmo com uma quadra de esporte, uma biblioteca ou até mesmo um refeitório digno.

É claro, sabemos que o município não dispunha de dinheiro suficiente para bancar todas as mudanças de conceito do novo modelo de educação exigida, contudo, a LDB – Leis de Diretrizes Básicas da Educação de 1996 e com 10 anos para realizar e implementar essas mudanças, pouco evoluiu, notadamente pela falta de interesse dos governos em investir maciçamente na educação de qualidade.

O Senador Cristovam propõe a federalização da educação, cita o exemplo da padronização como acontece por exemplo no Banco do Brasil, em qualquer parte do país o BB é padronizado, suas agências estão dentro do padrão de qualidade, e, porque nas escolas não acontecem o mesmo.

A expansão apontada pele prefeitura de mais 75 escolas do mesmo modelo é “fantasiosa”, o ex-prefeito também já havia prometido na sua última gestão, essas construções não acontecem de baixo para cima, somente com investimentos pesados do governo federal esse novo modelo será implantado, bem difícil, já que o Brasil investe menos recursos na educação se comparado com as nações desenvolvidas.


Fabio de Oliveira
fabioc.acoes@hotmail.com
fabio.oliveira08@bol.com.br

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ