Dilma ainda mais junto de Serra - Lula dispara em popularidade

junho 01, 2009 ·

Conforme já vinha sendo registrado em várias pesquisas de opinião, a ministra chefe da Casal Civil, Dilma Rousseff (PT) continua numa linha ascendente, de forma firme e constante, na preferência do eleitorado para a sucessão do presidente Lula. O pré-candidato do PSDB, José Serra (SP), tem experimentado um movimento inverso e seus índices tem caído, embora permaneça liderando.

É preciso sempre lembrar que as pesquisas de opinião, especialmente quando feitas com tanta antecedência, não podem ser consideradas definitivas para o processo eleitoral. O valor real destas aferições vai crescendo à medida que se reduz o prazo para a votação, mas elas servem para que os analistas tracem parãmetros e estabeleçam tendências da vontade popular. Ou seja, estar à frente nas pesquisas é bom, mas nada que se possa festejar.

Vejam as situações mostradas pelo Instituto Sensus, quando são feitas simulações da eleição em primeiro turno para a sucessão de Lula, em vários cenários:

1- José Serra, Dilma Rousseff e Heloísa Helena (Psol): Serra, 40,4% (tinha 45,7% em março), Dilma 23,5% (tinha 16,3% em março), HH 10,7% (tinha 11% em março);

2- Confronto entre Dilma, Aécio Neves e Heloísa Helena: Dilma, 27,8% (tinha 19,9% em março), Aécio, 18,8% (tinha 22% em março), HH, 18,3% (tinha 17,4% em março);

3- Em uma eleição entre Serra, Dilma, Heloísa e Ciro Gomes (PSB): Serra, 38,8% (tinha 38,1% em setembro de 2008), Dilma - 22,3% (tinha 8,4% em setembro de 2008), Heloísa - 10,3% (tinha 9,9% em setembro de 2008), Ciro - 9% (tinha 17,4% em setembro de 2008);

SEGUNDO TURNO

O governador José Serra ainda é o candidato preferido em caso de 2º turno, segundo as simulações feitas pelo Instituto Sensus, mas também registrando queda quando confrontado com Dilma.

1- José Serra e Dilma Rousseff: Serra, 49,7% (tinha 53,5% em março), Dilma, 28,7% (tinha 21,3% em março);
2- Entre Dilma e Aécio: Dilma, 39,4% (tinha 29,1% em março), Aécio, 25,9% (tinha 28,3% em março);
3- Quando o confronto é entre Serra e Ciro Gomes: Serra, 51,8% (tinha 49,9% em março), Ciro, 19,9% (tinha 20,3% em março);

PESQUISA DO SENSUS SÓ DÁ LULA

E o presidente Lula continua a mostrar que está com tudo e não está prosa. Pelo menos é o que revela a 97ª rodada de pesquisa para a Confederação Nacional do Transporte, feita pelo Instituto Sensus e divulgada na manhã desta segunda-feira, ao detectar novo aumento na popularidade de Lula, que passou de 76,2%, em março último, para 81,5% agora. O recorde de aprovação foi em janeiro deste ano, quando ele alcançou 84%.

A pesquisa do Sensus também revelou que o presidente é o favorito para a eleição de 2010, caso possa se candidatar ao terceiro mandato. A resposta espontânea mostra Lula com 26,2% (16,2% em março passado); José Serra (PSDB) vem em segundo, com 5,7% (8,8% em março); Dilma Rousseff (PT) é o terceiro nome, com 5,4% (3,6% em março); e Aécio Neves (PSDB) ficou em quarto, com 3,0% (2,9% em março).

A força popular de Lula é incontestável, daí a oposição lutar tanto contra a possibilidade de que ele possa concorrer a um terceiro mandato, em 2010. Pessoalmente, sou contra essa história de um terceiro mandato por uma questão de princípios. A proposta é inconstitucional e significa mudar as regras de um jogo quando ele está chegando ao final, o que configura um golpe baixo contra as normas democráticas.

Afinal, se o presidente Lula não estivesse tão bem junto à opinião pública e o seu governo não fosse tão bem avaliado - e quero crer que ele e o governo tem méritos suficientes para isto - será que haveria tantos interessados em esticar o seu mandato? Saindo de um patamar de aprovação popular como o que se encontra, por força das obras e dos investimentos do governo, ele tem uma vantagem muito grande sobre os adversários, o que desequilibra qualquer eleição.

Por Paixão Barbosa
A tarde



0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ