Australianos estudam a criação do super CD de mídia

junho 21, 2009 ·

James Chon, da Universidade de Swinburne, segura o novo DVD, capaz de armazenar dados em cinco dimensões. Foto: AFP

A pesquisa consistiu aumentar a capacidade de armazenamento de CDs por meio da adição de nanopartículas e uma dimensão de “polarização” à atual tecnologia. A técnica inovadora permite um armazenamento de 1,6 terabytes em um único CD, que um dia pode vir a ter 10 terabytes em armazenamento de dados.

A pesquisa foi divulgada na revista Nature. No experimento, uma dimensão colorida foi criada quando eles inseriram nanobastonetes de ouro nos CDs. Com a reação das nanopartículas à luz, os pesquisadores conseguiram registrar diversas informações sobre os comprimentos das ondas de luz no mesmo ponto do disco. As novidades foram publicadas na revista Nature.

Para se ter uma ideia, um terabyte é suficiente para armazenar cerca de 300 filmes ou 250 mil músicas. Os pesquisadores assinaram um acordo com a Samsung Electronics.

Pedro Doria, do Weblog, diz que ”não é ilegal e nem antiético” o que a Petrobras vem fazendo, mas considera “má assessoria de imprensa” o fato de a estatal divulgar antecipadamente a resposta que dá aos jornalistas. Ao mesmo tempo diz que a imprensa brasileira vem perdendo a credibilidade aos olhos dos leitores, e que os jornais tem que tomar uma atitude urgente se quiserem mudar a situação.

Carlos Castilho, do Código Aberto, diz que a Petrobras está fazendo o que “já é rotina” em empresas e órgãos públicos nos Estados Unidos. Para ele, “a irritação dos jornais vem do fato de que o blog da Petrobras permite uma comparação entre o que a empresa forneceu aos jornalistas e o que foi publicado. Com isto é possível identificar erros de contexto, omissões e equívocos de transcrição”.


0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ