ATENÇÃO MOTOTAXISTAS DE QUIXADÁ - VAI VIRAR LEI

junho 03, 2009 ·

Por: Luciano Augusto


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), o parecer do senador Expedito Júnior (PR-RO) a projeto de lei do Senado que regulamenta as atividades de moto-taxista e motoboy no transporte de passageiros, na entrega de mercadorias e em serviços comunitários de rua.

O texto também estabelece regras de segurança para o moto-frete, transporte remunerado de mercadorias em motocicletas e motonetas. A matéria segue agora para exame da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). As informações são da Agência Senado.

A matéria prevê a regulamentação dessas atividades, cabendo aos municípios, por meio das câmaras de vereadores, aprovar leis criando os serviços de moto-táxi e moto-frete.

Para o exercício dessas atividades, é preciso ter completado 21 anos, possuir habilitação, por pelo menos dois anos, na categoria, ser aprovado em curso especializado, nos termos de regulamentação do Contran, estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, também nos termos de regulamentação do conselho de trânsito.

Um capítulo adicionado ao Código de Trânsito Brasileiro trata da condução de moto-frete para exigir autorização emitida por órgão de trânsito para que as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte de mercadorias possam circular. O texto prevê a instalação de equipamentos de segurança e inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Constitui infração empregar ou manter contrato de prestação continuada de serviço com condutor de moto-frete inabilitado legalmente e fornecer ou admitir o uso de motocicleta ou motoneta para o transporte remunerado de mercadorias que esteja em desconformidade com as exigências legais.

Nototaxistas
Agência Senado/Terra

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ