Alerta do QUIXADÁ É NOTÍCIA previne acidentes no Cedro

junho 20, 2009 ·




No dia 20 de maio de 2009, o blog QUIXADÁ É NOTÍCIA, divulgou uma matéria denunciando a falta de fiscalização no açude cedro, a matéria Jovens se arriscam pulando da parede do açude cedro em Quixadá, chamou a atenção das autoridades para um problema comum vivenciada naquele local aonde jovens pulavam da parede do açude colocando em risco suas vidas. Veja a integra da reportagem do jornal o povo de hoje.

Prefeitura de Quixadá previne acidentes no Cedro

Para evitar acidentes, a Prefeitura proibiu que banhistas pulem da parede do Cedro para dentro do reservatório. Com a quadra chuvosa deste ano, o açude voltou a ser bem visitado

Daniela Nogueirada / Redação

É uma questão de prevenção. Ao redor do açude Cedro, na cidade de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza, uma situação preocupa a Prefeitura. Turistas e moradores que querem se divertir no local desafiam a sorte em uma atividade perigosa. Pulam da parede direto para o açude. Sem proteção nenhuma, mesmo quem só caminha pela parede do açude ou pela via de caminhada também corre perigo.

Nos últimos meses, com o aumento das chuvas e do armazenamento do açude, o cenário ficou mais bonito e atraiu mais gente para apreciar o reservatório mais antigo do Estado, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De 3% da capacidade hídrica no início da quadra chuvosa, o Cedro passou a acumular 38% de seu volume máximo.

Nos fins de semana, o número de frequentadores no local passa dos cinco mil, estima o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, José do Nascimento Marques. Nenhum acidente foi registrado até então no local, mas os cuidados estão sendo tomados para evitar que isso ocorra. São 10 salva-vidas, equipados com canoas e boias, policiais militares e guardas municipais, cita o secretário.

O pulo da parede para dentro do açude foi proibido pela Prefeitura de Quixadá. “Para evitar problemas”, justifica José do Nascimento. A decisão tem caráter educativo, já que não haverá punição em caso de descumprimento.

O tráfego de bicicletas e o trânsito de pessoas sobre a parede estão sendo monitorados. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) também estão trabalhando na região aos fins de semana e feriados, períodos onde há mais gente no entorno.

Profissionais da Secretaria da Saúde do Município também estarão no local. “O açude pegou uma carga boa de água. As pessoas vão, tomam banho e alguns chegam a pular da parede. Por isso, foi ampliado o número de salva-vidas”.

O açude Cedro tem capacidade para 126 milhões de m³ de água. A capacidade atual do reservatório é de 48,03 milhões de m³ de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ele é um dos 131 açudes monitorados pela Companhia.

PERFIL

QUIXADÁ

> Distância de Fortaleza: 158 quilômetros
> Tempo estimado de viagem: 2h18min
> Via de acesso: CE-060
> Localização: microrregião do Sertão de Quixeramobim
> Municípios limítrofes: Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itapiúna, Morada Nova e Quixeramobim
> Distritos: Quixadá, Califórnia, Cipó dos Anjos, Custódio, Daniel de Queiroz, Dom Maurício, Juá, Juatama, São Bernardo, São João dos Queirozes, Tapuiará

FONTE: Anuário do Ceará 2008-2009

E-MAIS
> O açude Cedro foi construído há mais de 100 anos. Foi inaugurado em 20 de junho de 1906. A construção teve início em 15 de novembro de 1890.
> Em 2009, faz 20 anos da última sangria, em 12 de maio de 1989.
> Ele pertence à bacia do Banabuiú e tem capacidade para 126 milhões de m³ de água.
> O Cedro sangrou seis vezes em sua história: em 1924, 1925, 1974, 1975, 1986 e 1989.

O Povo

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ