Renan Calheiro é o manda-chuva da CPI - Quanto poder vale isso

maio 29, 2009 ·

Collor e Renan: ação articulada na CPI


Voces já repararam que o mais poderoso parlamentar da CPI da Petrobras não está participando da mesma? Trata-se do líder o PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) que, aproveitando-se da sua influência sobre outras bancadas, conta com pelo menos ou seis votos entre os 11 titulares e também tem sua cota entre os suplentes.

Assim, ele pode direcionar esse seu “capital” para onde bem lhe interessar, a depender de como seus pedidos ao governos sejam tratados. Vejam quem, entre os titulares e suplentes da CPI tem ligações com Renan, uns mais (a sua tropa de choque) e outros menos, que não deixam de sofrer sua influência, porém.

No bloco governista, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) tem ligações com um irmão de Renan que é do PCdoB (assim como Renan já foi); no bloco do PMDB, os três indicados: Paulo Duque (PMDB-RJ), Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Romero Jucá (PMDB-RR) são ligados a Renan, o mesmo acontecendo com os suplentes Valdir Raupp (PMDB-RO) e Almeida Lima (PMDB-SE). No grupo do PTB, o controle é total, com Fernando Collor (PTB-AL) para titular e Gim Argello (PTB-DF) para suplente. No DEM, o senador Antonio Carlos Júnior é considerado próximo de Renan, embora possa escapar da sua influência.

O restantes que compõem a CPI são: Ideli Salvatti (PT-SC), e João Pedro (PT-AM), como titulares; e Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS) como suplentes do bloco do governo. Pelo bloco da maioria, ainda estão Jefferson Praia (PDT-AM). E pela minoria (PSDB e DEM), encontram-se Sérgio Guerra (PSDB-PE), Álvaro Dias (PSDB-PR), tendo como suplentes Heráclito Fortes (DEM-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Ou seja, a CPI está encurralando o governo (veja aqui o post “CPI da Petrobras encurrala o governo“) por dois lados, pelo menos: um pela oposição ao criar a CPI e do outro pelos longos e ambiciosos braços de Renan Calheiros.

A Tarde

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ