Quixadaenses, olhem que descaramento

maio 28, 2009 ·

Mensalão não existiu, diz Bastos

Márcio Thomaz Bastos diz que está convicto de que o Mensalão não existiu

São Paulo. O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos deixou ontem o prédio do Fórum Criminal Federal de São Paulo, após depor como testemunha de defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, e afirmou ter convicção de que o ´mensalão´ não existiu. Dirceu é apontado como chefe de um esquema de pagamento de propina a parlamentares para influenciar votações no Congresso a favor do governo do presidente Lula.

Ele evitou comentar sobre suas expectativas a respeito do resultado do processo. ´A Justiça vai ser feita´, resumiu. O ex-ministro da Justiça contou ter feito um depoimento rápido sobre atributos pessoais de Dirceu. Ao chegar ao Fórum, ele havia dito que falaria sobre pontos muito ´abonadores´ da vida do ex-ministro da Casa Civil, assumindo o papel de uma ´testemunha da imagem´. ´Ele (Dirceu) é um sujeito disciplinado e preparado. Nunca o vi trabalhar menos de 12 horas na Casa Civil´, comentou. Bastos disse também que recorreria a memórias familiares para evocar qualidades do ex-ministro.

´Antes de a gente se conhecer, já tínhamos uma relação familiar. Meu pai e minha mãe foram padrinhos de casamento dos pais dele.´ Márcio Thomaz Bastos foi a primeira das testemunhas de defesa do caso do ´mensalão´ que foram ouvidos ontem a tarde.

Outra testemunha

foi o deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) que disse que nunca ouviu insinuações sobre a existência no Congresso de um esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio a iniciativas do governo.

Outras testemunhasAlém de Bastos e Rebelo, foram ouvidos ontem o ex-presidente do Banco Popular Ivan Guimarães e Roberto Marques. Outra testemunha que seria ouvida, o secretário extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais, Bernard Appy, teve o depoimento transferido para 1º de junho.

Fonte: Diário do Nordeste.

Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006. O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal.

Foi descoberto em julho de 2008, durante uma investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, que o Banco Opportunity foi uma das principais fontes de recursos do mensalão. Através do Banco Opportunity Daniel Dantas era o gestor da Brasil Telecom, controladora da Telemig e da Amazonia Telecom. As investigações apontaram que essas empresas de telefonia injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, administrada por Marcos Valério, o que, segundo a PF, alimentava o Valerioduto, esquema de pagamento ilegal a parlamentares. A Polícia Federal pôde chegar a essa conclusão após a Justiça ter autorizado a quebra de sigilo do computador central do Banco Opportunity.

AQUI VOU EU

Todo mundo sabe, é fato comprovado, a imprensa investigou que havia pagamentos, que eles eram feitos com o dinheiro de uma agência de publicidade e por um publicitário chamado Marcos Valério. Até o nome do banco onde eram feitos os pagamentos foi revelado. Ou seja: houve crime e as provas apareceram.

O mafioso nessa trama toda se chama José Dirceu, ele mesmo, que veio ao Ceará na semana passada, se passando de bom samaritano, dando palpite e criticando Tasso Jereissati, sua visita inclusive foi para articulação junto a outros petistas de plantão, para governar nosso estado.

Infelizmente nosso povo tem memória curta, e corteja figuras escabrosas como é o caso do ex-ministro, só pra lembrar também que outra figura muito influente do PT andava lado a lado com Dirceu, não vou nem revelar o nome, mas era o cara da cueca.

Fabio de Oliveira


0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ