Quixadá recebe projeto cinema no interior

maio 04, 2009 ·


Cinco municípios do Ceará estão sendo visitados pelo projeto Cinema no Interior, que documenta as riquezas do Estado


O roteiro inicial inclui Juazeiro do Norte, Assaré, Quixadá, Quixeramobim e Itarema. Ao longo da jornada, outros municípios serão incluídos no trajeto a ser percorrido pela equipe do Projeto Cinema no Interior, durante a Etapa Ceará. O objetivo é documentar em fotos e vídeos as riquezas do interior do Brasil, atualmente em sua segunda fase, registrando os personagens, monumentos e destaques históricos, ambientais e culturais de cada estado do Nordeste.


Idealizado ainda nos anos 1980 por Marcos Carvalho, o projeto só começou a ser viabilizado no início dos anos 2000. Realizado a partir de recursos (equipamentos e parte dos suprimentos) do próprio Carvalho, através da produtora Mont Serrat Filmes, o projeto conta com o apoio logístico do Exército Brasileiro e o patrocínio (nas Etapas Ceará e Rio Grande do Norte) do Programa BNB de Cultura.


“Uma das nossas metas é envolver artistas, autoridades diversas e comunidades em geral em prol de um aprimoramento e desenvolvimento do cinema no interior do Brasil”, explica Carvalho, que coordena o projeto e dirige a equipe de filmagens. A cada etapa, um catálogo fotográfico e um vídeo-documentário são produzidos com os registros captados durante as viagens.


Na Etapa Ceará, a equipe do projeto já passou por Juazeiro do Norte e, atualmente, está em Assaré. “O calendário é muito aberto, visto que o tempo que ficamos em cada município é muito relativo”, conta Carvalho. “Depende muito do volume de atrativos em potencial a serem trabalhados, do suporte logístico local, do desempenho dos voluntários envolvidos”.A previsão é que a Etapa Ceará esteja totalmente concluída até dezembro.


Para Marcos Carvalho, a experiência do projeto no Ceará tem sido única. “Temos redescoberto valores inestimáveis!”, anima-se. “O que tem nos chamado a atenção é a grandiosidade de programas e projetos socioculturais, como Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, por exemplo, bem como uma série de personagens: Padre Cícero, Beato Zé Lourenço, Patativa do Assaré, Mestre Noza e uma série de personagens anônimos”.


FÁBIO FREIRE

Repórter

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ