Maus resultados no Enem repercutem na AL

maio 07, 2009 ·


Apesar de apontarem vários motivos, parlamentares concordam que a Educação no Ceará ainda deixa a desejar


O resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua repercutindo entre os deputados da Assembléia Legislativa. No Ceará, o Enem mostrou que a qualidade da escola pública precisa melhorar, pois das 100 escolas que obtiveram melhor resultado, apenas seis são públicas, porém ou são escolas de ensino técnico ou tem a colaboração dos militares.


O deputado José Teodoro (PSDB) aponta que o baixo rendimento não foi apenas nas escolas do Ceará, mas em todo o Brasil o resultado não agradou. O parlamentar informa que das 26 mil escolas avaliadas pelo Enem, 74% obtiveram nota abaixo da média no País. Já na rede municipal esse índice chega a 89%.


O parlamentar aponta que segundo levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), sobre investimentos feitos na educação, o Brasil ficou em 14 posições abaixo do Chile que está em 40° lugar. “Para empatar com o Chile, O Brasil teria que dobrar o seu investimento na área, ou seja, gastar o equivalente a mais de 5,6% do seu PIB (Produto Interno Bruto )”, analisou o tucano.


O deputado Artur Bruno (PT) concorda que os gastos com a educação devem aumentar. Ele defende que é necessário duplicar o montante investido na área, afirmando que o País aplica apenas 4,5% do PIB brasileiro para o setor. Ele aponta que o baixo investimento acaba afastando os alunos que não vêem nessas instituições de ensino, estímulo para continuar estudando.


Para o deputado Heitor Férrer (PDT), a escola em tempo integral é a melhor saída para melhorar a qualidade. do ensino. O sistema foi idéia do pedetista Leonel Brizola e tem como base permitir que o aluno passe a maior parte do tempo na instituição de ensino.


NecessidadeHeitor Férrer aponta que o Estado do Ceará poderia implantar algumas escolas com esse conceito no Estado, da mesma forma como vai implementar o Programa Agente de Cidadania, Pró-Cidadania, através de convênio entre o Governo e as prefeituras para construir e manter essas unidades de ensino.


O parlamentar do PDT aponta que o único meio de reduzir as diferenças sociais é com qualidade de ensino, mas lamenta que, atualmente, as escolas públicas não proporcionam aos seus alunos o ingresso às universidades estatais e muito menos ao emprego. “Hoje, os alunos provenientes do ensino público , quando conseguem, só alcançam vagas em cursos menos procurados”, ressaltou o deputado Heitor Férrer.

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