Familias desabrigadas em Quixadá

maio 12, 2009 ·


As fortes chuvas que caem com freqüência em Quixadá deixam autoridades municipais preocupadas e com razão, pois na manhã desta segunda-feira, 11, por volta das 5h40min uma forte e intensa chuva pegou os quixadenses de surpresa. Em poucas horas, como já era esperado, várias ruas e bairros da cidade estavam alagados. Os estragos só não foram maiores porque o prefeito Rômulo Carneiro havia convocado na semana passada uma reunião com todo secretariado para orientá-los a ficarem sobre alerta. Ele pediu que toda sua equipe fique na cidade, com telefones ligados, principalmente, à noite e finais de semana.



Desde ontem a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) atuam na prestação de assistência e garantem os cuidados básicos, como alimentação, água potável, material de higiene pessoal e colchões as famílias que estão desabrigadas. Além disso, toda equipe de bombeiros hidráulicos e eletricistas da Empresa de Negócios e Serviços de Quixadá (EMPRESQ) também está de sobreaviso.


Já a Secretaria de Obras e Edificações e Vias está de plantão com caminhões, máquinas e engenheiros para atender a população numa possível enchente ou desabamento de casas. Coube à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), mobilizar e manter de plantão 100 homens para atender situações de emergência.


Saiba mais


O prefeito Rômulo Carneiro determinou que a presidente da Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH), Gislane Grangeiro, cadastre todas das famílias desabrigadas com o objetivo de contemplá-las no programa de Habitação Popular que o órgão está pleiteando junto ao Governo Federal.


10 famílias estão desabrigadas em Quixadá. Quatro delas estão abrigadas no Ginásio Governador Gonzaga Mota e duas estão no Centro Social Urbano (CSU), onde recebem toda a assistência prestada pela Prefeitura. Já as outras famílias foram para casas de parentes.


Na cidade a pior situação foi dos moradores da Rua Padre Cícero, logradouro que fica próximo ao Riacho Japinin, as águas do rio trasbordaram e deixaram várias casas alagadas. Para lá, a primeira providência tomada por parte da Secretaria de Obras, Edificaçãoes e Vias foi disponibilizar caminhões para transportar os residentes e seus bens para abrigá-los em alojamentos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Quixadá

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ