Dos que desistiram

maio 17, 2009 ·


Da Folha
CLÓVIS ROSSI



SÃO PAULO - Lembra-se daquela história de que “brasileiro não desiste nunca”, muito usada na propaganda do governo? Pois não é que um dos garotos propaganda da história desistiu do Brasil? Chama-se Ronaldo Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, e confessou ontem, durante a sabatina Folha, que prefere educar os filhos na Europa.Por dois motivos básicos: segurança e educação. Ronaldo contou que, quando seu filho vem ao Brasil e se junta a garotos brasileiros da mesma faixa etária, é impressionante a quantidade de palavrões que dizem os amigos do filho.


Comentário


Quando pensava que Rossi iria criticar Ronaldo por essa asneira monumental - de analisar o país pela quantidade de palavrões que adolescentes falam -, ele endossa uma bobagem dessas, emanada desse poço de virtude europeia chamado Ronaldo.


Que mané brasileiro desiste? Ronaldo é um europeu, até nos hábitos noturnos. O pessimismo do Rossi nunca admitiu o Brasil. Como é que iria desistir do que nunca foi.


Essa retórica “anti-Brasil” nem raiva mais dá. Dá enfado, pelo primarismo.


Por Ailton Medeiros


Nassif, palavrão é um hábito genuinamente carioca. Eu nordestino do sertão, raramente digo um palavrão. Essa característica, repito, é do Rio onde nasceu Ronaldo.


Em Natal, onde moro, o palavrão se limita a expressões populares como “arre égua”, por exemplo.


A propósito, o pesquisador e escritor pernambucano Mário Souto Maior publicou, no Recife, nos anos de 1980, o “Dicionário do Palavrão e termos afins” (Editora Guararapes).


Portal do Luiz Nassif

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ