CPI DA COELCE

maio 28, 2009 ·

CPI da Energia Elétrica realiza primeira atividade


A primeira atividade da CPI será às 15horas.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar o reajuste da tarifa e a origem da energia da Companhia Energética do Ceará (Coelce), foi instalada ontem, em reunião na Assembléia Legislativa. Na ocasião, houve também votação secreta dos nomes para a presidência, vice e relatoria. O deputado João Jaime (PSDB) foi eleito presidente da CPI, o deputado Roberto Cláudio (PHS), o vice, e o deputado Lula Morais (PCdoB), autor do requerimento, será o relator, conforme já havia sido estabelecido em entendimento entre os líderes partidários.

Além disso, os parlamentares presentes à instalação - deputados João Jaime, Lula Morais, Artur Bruno (PT), Idemar Citó (PSDB), Antônio Granja (PSB) e Rômulo Coelho (PSB), os três últimos suplentes da Comissão - definiram o cronograma da CPI para esta e a próxima semana.

As atividades práticas da CPI terão início com uma audiência pública que acontecerá hoje às 15 horas, no plenário da Assembléia, sob o tema ´Histórico e Atualidade do Setor Elétrico Brasileiro´. A palestra será ministrada pelo engenheiro José Antônio Feijó de Melo, do Instituto Ilumina, ONG de desenvolvimento estratégico do setor elétrico. Para a próxima semana já estão marcadas duas reuniões, uma ordinária e outra administrativa.

Por Tarso Araújo.

FIQUE POR DENTRO

O objetivo é investigar o porquê do último aumento de energia, de 11,25%. “É pra investigar esse tarifaço que o Ceará teve nos últimos 10 anos”, afirmou o deputado Lula Morais, do PC do B, relator da CPI.

Os deputados questionaram o contrato feito entre a empresa Termofortaleza e Coelce. As duas pertencem ao grupo italiano Endesa. A CPI pretende investigar a origem da energia fornecida à Coelce pela Termofortaleza entre 2003 e 2009. 33% da energia do Estado é fornecida pela empresa. A compra dessa energia custou à Coelce R$ 432 milhões em 2008, valor que teria sido repassado ao consumidor.

Fabio de Oliveira




0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ