Cid resistiria a candidatura petista, avaliam aliados

maio 31, 2009 ·

Desde abril, em reunião do diretório estadual cearense, o PT oficializou intenção de ter candidato próprio ao Senado, sem cogitar perder a vaga do vice-governador, já ocupada pelo partido. Embora não haja ainda nenhum pré-candidato já lançado, nomes como Ilário Marques, atual presidente da sigla no Estado; José Pimentel, ministro da Previdência e deputado licenciado; e até a prefeita Luizianne Lins já foram cotados para o posto.


Garantir a vaga para o Senado na coligação, com o apoio de Cid Gomes (PSB), não é tão simples quanto aprovar uma resolução em um encontro. Por já ocupar a vaga de vice, o PT deverá permanecer apenas com este posto na grande aliança, segundo interlocutores do governador Cid Gomes em partidos aliados.

O POVO apurou que, em conversa com líderes do PMDB, PP e PR, o governador declarou que as suas únicas certezas seriam de manter o PT na vice e Eunício Oliveira (PMDB) como candidato ao Senado. “Ele não chegou a dizer que o PT não teria a vaga para o Senado, mas deixou isso insinuado”, declarou um dos participantes do encontro.

Não há muitas definições a respeito da segunda vaga para o Senado dentro da coligação. Fontes dentro do PSDB confiam que a tendência é que a base cidista não apresente um segundo nome. A lacuna seria, na prática, um apoio informal à reeleição do senador tucano Tasso Jereissati. Já haveria entendimentos como governador nessa direção.

Da parte de Tasso Jereissati, não haveria resistência ao acordo velado. Em 2002, o tucano já fechou aliança branca com Patrícia Saboya (PDT), mesmo impedido pela regra da verticalização, então em vigor. Na época Patrícia era candidata do PPS e não podia fazer coligação com o PSDB, pois ambos os partidos possuíam candidatos à Presidência: José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PPS).

Da parte do PT, porém, ter candidato ao Senado não se trata apenas de desejo, mas uma deliberação nacional de garantir uma base forte para o Senado para a próxima legislatura.

Dos 81 atuais senadores, 43 integram a base governista. Para chegar aos 49 votos necessários para aprovar uma emenda à Constituição, o Governo precisa contar hoje com uma bancada “flutuante” de oito senadores, cujos posicionamentos oscilam a cada votação. No próximo ano, estarão em jogo 54 vagas (duas por estado).

Resolução
Embora o diretório estadual do PT tenha tirado a resolução de que vai ter candidatura própria ao Senado, a decisão não é consenso.

O presidente estadual do partido, Ilário Marques, acredita que o “entendimento dessa questão deverá ser discutido só no começo do ano que vem”. Ele ratifica a posição da deliberação do partido manter a vaga de vice e lançar candidatura ao Senado.

Mas o vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), acredita que as negociações devem ser resolvidas realmente apenas em 2010. E não descarta o recuo. “Eu não participei (da decisão). Quero fazer esse debate. Não gosto de estabelecer posições individuais”. Ele acredita que a situação será resolvida de forma tranquila. Sobre a vontade de o partido ocupar as duas vagas na coligação, ele prefere não opinar sobre o assunto. “Não creio que seja uma posição final do partido”, pondera.
(Tiago Coutinho)

O Povo

AQUI VOU EU

Tá mais do que na cara, o governador Cid vai apoiar Tasso a reeleição de forma implícita, a relação de Cid com o PT é muito boa, contudo, o presidente do partido Ilário Marques por ter ficado fora do circulo de poder no governo, quer melar a aliança com o PT, sua posição de lançar candidatura ao senado defendendo seu próprio nome, já ganhou apoio de lideres nacionais do partido como o ministro Pimentel e José Dirceu, isso ainda vai rolar muita discussão é só aguardar.

Fabio de Oliveira

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ