Brasil tira primeiro petróleo da camada pré-sal

maio 02, 2009 ·


Egídio Serpa • Publicado às: 7:12 • 02/05/2009


Da Agência Estado: Visivelmente emocionado e admitindo que “foi às lágrimas” com a extração do primeiro óleo de Tupi - maior reserva de petróleo descoberta no mundo nos últimos 30 anos - o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ressaltou nesta sexta-feira, 1, a “rapidez” com que a produção na área foi viabilizada. “Em 2006 fizemos a primeira descoberta no pré-sal da Bacia de Santos e menos de quatro anos estamos retirando o primeiro óleo do local, coisa que em outros locais só acontece após sete ou oito anos”, disse ele, que destacou que sua emoção foi motivada pela “representação da luta do povo brasileiro para transformar sonho em realidade”.
Em discurso que abriu a cerimônia de comemoração do início das operações em Tupi, Gabrielli destacou a importância deste “momento histórico que marca a entrada do País numa nova era em que será buscado o aumento do conteúdo nacional dos equipamentos contratados, com a atração de investimentos no setor naval e na cadeia do petróleo no País”. “Queremos válvulas, plataformas, sondas brasileiras, tudo fabricado aqui, gerando emprego e renda aqui em território nacional”, disse Gabrielli.
A cerimônia de comemoração do início das operações em Tupi, na Bacia de Santos, fez uma referência direta aos Jogos Olímpicos, que o Brasil almeja sediar em 2016. Feito uma tocha olímpica, uma réplica do barril do petróleo extraído hoje de manhã em Tupi chegou à cerimônia nas mãos do funcionário mais antigo da estatal e foi transmitida de mãos em mãos para funcionários que tiveram importância histórica na companhia, além de representantes do Esporte e da Cultura, patrocinados pela estatal.
Por último, o barril foi entregue no Rio de Janeiro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente da Petrobras vestido num macacão laranja, assim como toda a diretoria da estatal e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Após a entrega do barril simbólico, Lula e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, autografaram os macacões, enquanto as caixas de som tocavam o tema Marcha da Petrobras, composta por Luiz Gonzaga (Io “rei” do baião) em 1956.

0 comentários:

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

FACULDADE CISNE

FACULDADE CISNE

CAMPUS UFC/QUIXADÁ

CAMPUS UFC/QUIXADÁ
Próximo a UFC e IFCE

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

LOTEAMENTO RENATO CARNEIRO

AEROPORTO QUIXADÁ

AEROPORTO QUIXADÁ

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOSPITAL REGIONAL - QUIXERAMOBIM

HOTEL VALE DAS PEDRAS

HOTEL VALE DAS PEDRAS

POLICLÍNICA QUIXADÁ

POLICLÍNICA QUIXADÁ